terça-feira, 17 de dezembro de 2013

PARABÉNS PORTEIRINHA: 75 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA




 Porteirinha completa Hoje, 17 de dezembro, Setenta e Cinco anos de emancipação política.

Apesar dos problemas sofridos pelo município, os 38.697 Porteirinhense ama sua terra natal e torce para que tempos melhores  cheguem em breve.

             HISTORIA DA CIDADE DE PORTEIRINHA-MG

          Os primeiros habitantes da região foram os tropeiros Severino dos Santos, José Cândido e Galdino Teixeira, José Antônio da Silva, João Soares, João Pereira e José Miguel, que ali chegaram a procura de ouro. Eles tornaram-se senhores de grandes extensões de terra e de escravos.

  Nas suas andanças pelos sertões, os tropeiros faziam referência a um ponto de pouso a que denominavam de "Porteirinha". Havia uma porteira que fechava a entrada de uma clareira circundada pela agressiva macambiras, onde os tropeiros prendiam seus animais e suas reses enquanto descansavam. Foi assim que o nome se firmou. Foram agregando as habitações e a sede do Distrito de Jatobá, transferindo-se para o povoado de São Joaquim de Porteirinha. Hoje município de Porteirinha. Uma outra versão da história conta que alguns habitantes de Nossa Senhora da Conceição do Jatobá se internaram pelos sertões vizinhos e, à margem direita do rio Mosquito, ergueram as primeiras casas do povoado de São Joaquim da Porteirinha. Isso teria acontecido nos primeiros anos depois da proclamação da República.

  Veríssimo Nunes de Brito, um homem que veio de Lençóis das Lavras, na Bahia, para Brutiá, perto de Serranópolis de Minas, distante da cidade 22 quilômetros. Seu amigo Pedro Severino dos Santos, um português que morava na Várzea Bonita (distante três quilômetros da Porteirinha) convidou-o para uma caçada. O Sr. Veríssimo notou que as terras eram férteis, ótimas para cultura, comprou de seu amigo Pedro Severino vindo morar onde é hoje o Centro Odontológico, na rua Quintino Bocaiúva no centro da cidade. O terreno naquela época onde é hoje o centro da cidade era todo tomado de macambiras, (plantas de folhas compridas, duras e espinhosas), que impediam o trânsito. Havia somente um pequena trilha por onde transitavam os moradores vizinhos daquela época. Onde hoje é a igreja São Joaquim é, que ficava uma porteira pela qual se prendiam os animais e que originou-se o nome "PORTEIRINHA". O município de Porteirinha foi criado em dezembro de 1938, com território desmembrado do de Grão Mogol.