terça-feira, 28 de julho de 2015

Ministério da Saúde convoca população para fazer teste da hepatite C

    Em atenção ao Dia Mundial da Luta contra as Hepatites Virais, lembrado nesta terça-feira (28), o Ministério da Saúde convoca a população para fazer o teste da hepatite C e se vacinar contra as hepatites A e B.
    O teste pode ser feito nos postos da rede pública de saúde. A recomendação é feita especialmente para pessoas com mais de 40 anos. O Ministério da Saúde considera primordialmente esta faixa etária porque nas décadas de 80 e 90 havia mais uso de drogas injetáveis, transfusões de sangue e hemodiálise com menor controle e sexo desprotegido.
    Considerado pelo Ministério da Saúde como um grave problema de saúde pública, a hepatite é uma inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
    Contra as hepatites A e B existe imunização, a primeira para crianças entre um e dois anos e a segunda, em três doses, para quem tem até 49 anos. As duas vacinas podem ser tomadas durante todo o ano nos postos de vacinação do Sistema Único de Saúde.
    “São vacinas que já estão mudando a história dessas enfermidades. As próximas gerações muito provavelmente serão livres da hepatite A e da hepatite B. Mas para a hepatite C precisamos convocar todos aqueles com mais de 40 anos, que tiveram procedimentos cirúrgico, que receberam sangue, que fizeram qualquer tipo de procedimento antes de 1993 para que procurem o posto mais próximo para fazer a testagem da hepatite C”.
     Sem o teste, a pessoa que tem o vírus só vai sentir sintomas quando a doença estiver em estágio muito avançado. A transmissão da hepatite C, causado pelo vírus HCV, se dá pelo sangue contaminado, por relação sexual, de mãe para filho e em ambiente hospitalar. O Ministério da Saúde lançou nessa segunda-feira um novo protocolo para o tratamento da doença com 90% de cura.
     A estimativa é que 1,4 milhão de pessoas tenham a doença no Brasil mas apenas 120 mil são confirmados e 100 mil em tratamento, já que nem todos tem esta recomendação. Todos os anos surgem aproximadamente dez mil novos casos e três mil mortes associadas à hepatite C no país.
   A hepatite A é causada pelo vírus VHA e desde 2005 apresentou uma queda de 69% no número de casos. A doença se concentra em crianças entre cinco e seis anos e a maioria dos casos é benigna. O vírus é transmitido basicamente por ingestão de alimento ou água contaminada. Em 2014 foram registrados 6.363 casos, mas a doença não tem notificação obrigatória, então provavelmente este número é subnotificado.
     Em geral, o quadro de hepatite A se resolve espontaneamente em um ou dois meses. Em alguns casos, porém, pode demorar seis meses para o vírus ser eliminado totalmente do organismo.

   A hepatite B é causada pelo vírus HBV e é transmitida por sexo desprotegido, sangue contaminado e de mãe para filho, além disso ele pode ser contraído em ambiente hospitalar contaminado. São aproximadamente 17 mil novos casos por ano.O tratamento é todo oferecido na rede pública.

Detran-MG emite alerta contra golpe da multa falsa


A proliferação do golpe da “multa falsa” por todo o país fez o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) postar em seu portal um alerta para os proprietários de veículos. O aviso orienta o motorista a consultar a existência ou a situação de autos de infração no site do órgão antes de efetuar qualquer pagamento.

O golpe consiste na emissão ao endereço do contribuinte de falsos boletos bancários referentes a multas de trânsito. Conforme o alerta, produzido e emitido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), criminosos fotografam veículos que estão trafegando em uma determinada via e, de posse do número da placa, das imagens e do endereço do motorista, falsificam boletos de pagamento de multa e os enviam ao usuário.

A delegada adjunta de Coordenação de Infrações e Controle do Condutor do Detran/MG, Cláudia Edna Calhau, destaca que o órgão trabalha com o objetivo de sempre orientar o proprietário de veículo a, assim que receber o documento referente à multa, consultar se há de fato algum registro de infração. A consulta é gratuita no site do Detran/MG.


Com acesso rápido na primeira página do site ou na aba veículos, o cidadão poderá consultar a situação do automóvel preenchendo um formulário eletrônico com o número do chassi e a placa do veículo, informações que constam no Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV).

Proprietário do veículo deve consultar os autos de infração no site do órgão de trânsito antes de pagar o boleto. Clique Aqui e acesse o formulário. 

Com Agência Brasil

Fonte:www.setelagoas.com.br

Festa de inauguração do INSS reúne milhares de pessoas na Vila Serranópolis

 
Foto: Ascon

Na ùltima quinta-feira (23-07) foi inaugurada em Porteirinha a agência da Previdência Social, a nova agência, possui instalações modernas e atenderá uma população de cerca de 70 mil pessoas compostas pelos municípios de Porteirinha, Pai Pedro, Serranópolis de Minas e, em breve, Riacho dos Machados.
Cerca de 5 mil pessoas acompanharam a cerimônia que teve também a presença de diversas autoridades como o prefeito de Porteirinha Silvanei Batista (PSB), a gerente-executiva do INSS de Montes Claros, Maria Irzete Silva Santos, o deputado federal por Minas Gerais Reginaldo Lopes (PT), o diretor do Campus Avançado do IFNMG em Porteirinha Professor Tarso Guilherme Macedo Pires, o ex-prefeito de Porteirinha e presidente da COPANOR Alonso Reis (PT), além de diversos prefeitos da região, vereadores e representantes de órgãos estaduais e federais.
Durante o evento também, foi anunciada para os próximos meses a volta da agência da Caixa Econômica Federal, que há mais de 17 anos deixou o município.
Foto: Ascon

A expectativa é que, com a abertura da agência do INSS, além de facilitar a vida dos porteirinhenses e moradores da região, evitando gastos e deslocamentos até a cidade de Janaúba, o INSS possa gerar possibilidades de renda e oportunidades em Porteirinha, uma vez que os moradores de outros municípios também serão atendidos pela nova agência da cidade.
Após a cerimônia oficial de inauguração, a população ao som da Banda Rasta Chinela, que apresentou seus grande sucessos.