sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Feriado começa com temporais em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Bahia


  A atuação de uma frente fria sobre o Sudeste, Centro-Oeste e parte do Nordeste já provocou chuvas e temporais em várias cidades dessas regiões. O maior volume de chuva até agora foi em Itaobim-MG, onde choveu cerca de 83mm, o que já representa cerca de 43% da média de todo mês. Outros municípios mineiros que tiveram grandes precipitações foram Águas Vermelhas-MG, que choveu 67mm e Caratinga-MG, com acumulado de 55,8mm. Enquanto os temporais trazem preocupação para alguns lugares, para a cidade de Corumbá-MS a chuva significou um alívio. Somente nesta madrugada o acumulado na cidade chegou aos 59,2mm, cerca de 40% da média para novembro. No mês passado o município sofreu muito com a seca, nos últimos 30 dias choveu apenas 20mm, quando o normal são 85mm. Segundo os meteorologistas da Somar, a mudança de tempo no nordeste também trouxe estragos à Vitória da Conquista-BA. Na madrugada de hoje, os temporais que atingiram a região destelhou casas, derrubou paredes de residências e postes de energia elétrica, além de alagamentos devido às chuvas e aos fortes ventos que chegaram aos 50km-h. Na Bahia a maior chuva aconteceu em Remanso, com acumulado de 49mm. Em Minas Gerais, Estado mais atingidos pelas chuvas da madrugada, houve queda de energia. Em Ouro Preto árvores foram derrubadas devido à chuva e deixou cerca de 159 mil pessoas sem energia em todo Estado mineiro segundo a Cemig. As chuvas que iniciaram esta semana talvez começam a reverter o quadro de baixo nível no reservatório da hidrelétrica de Furnas no sul de Minas Gerais, que está com nível mais baixo em dez anos. Hoje o reservatório está com 33% da capacidade, lembrando que em 2001, durante o racionamento de energia elétrica, chegou a 12%. A frente fria ainda avança pelo Sudeste e organiza um canal de umidade associada à Amazônia, o que provoca chuva em grande parte das Regiões Sudeste e Centro-Oeste, além de atingir parte do Nordeste, principalmente a Bahia. Além da chuva, há previsão inclusive de trovoadas e potencial para granizo.

Missa é celebrada na Capela do Cemitério em memória dos finados

Fotos: Capela do cemitério de Porteirinha.


     Hoje sexta-feira, (02/11) por volta das 8hs da manhã,  foi celebrada pelo Padre Onofre, uma missa em memória dos fiéis falecidos na Capela do cemitério de Porteirinha - MG.


   A celebração foi campal acompanhada por dezenas de pessoas que participavam atentamente da celebração. Padre Onofre dizia na sua homilia que o dia dos finados "É dia de silêncio é dia de meditação de reflexão é dia que a gente oferece flores nos túmulos, no cemitério lugar de repouso, é dia também de acender as velas lembrando a luz da nossa fé no Cristo ressuscitado".

    Quem esteve no cemitério pela manhã garante que o sentimento que impulsiona as visitas é a saudade de parentes ou amigos que partiram. O dia é celebrado pela Igreja Católica, uma tradição cristã que se originou no século II, quando cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para orar pelos que morreram. Mas ao mesmo tempo é um ato ecumênico que atrai as mais variadas religiões.

    Além da movimentação intensa de pessoas, também foi razoável o comércio dos vendedores de flores. Dar flores é uma das formas mais tradicionais formas de expressar o amor por entes queridos, mesmo quando eles já partiram deste mundo. Um gesto singelo, mas que movimenta consideravelmente o mercado de plantas no Dia de Finados.