terça-feira, 6 de novembro de 2012

Corpo de ex-prefeito Wilson Cunha é velado no Centro Cultural

Foto: Flávio Nunes

   Começou pouco depois das 18h30min desta terça-feira (06), o velório do corpo do ex-prefeito Wilson cunha, no Centro Cultural Anísio Santos, em Porteirinha. O enterro está marcado para as 17h de amanha (quarta-feira) no cemitério Local.
  Wilson morreu nesta segunda-feira (05), no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, em decorrência de um câncer no pulmão.

LUTO OFICIAL

    Os prefeitos de Porteirinha e Montes claros, Juraci Freire Martins e Luiz Tadeu Leite, respectivamente, decretaram luto oficial de três dias pelo falecimento do político e empresário Wilson Cunha. Ele foi prefeito de Porteirinha no período de 1983 a 88 e deputado federal de 1991 a 94.

HISTÓRIA DE WILSON CUNHA
 
    Wilson José da Cunha é natural de Porteirinha, filho de Miguel José da Cunha e de Ana Realina Cunha. Nasceu no dia 15 de outubro de 1937 e estudou o curso primário no grupo escolar “João Alcântara”. Cresceu ajudando o pai nas lavouras da família de pequenos agricultores.

    Foi comerciante, dentista prático e depois tornou-se um dos mais importantes empresários dos ramos de hotelaria, saúde e construção civil do Norte de Minas. Além disso, Wilson implantou as rádios Educadora AM 620Khz de Porteirinha e a Nossa FM 94,5 de Nova Porteirinha.
Em 1982 foi eleito prefeito de Porteirinha através de um consenso político, governando este município por seis anos, até 1988.

    Nesse período, Porteirinha foi transformada de cidade sem atrativos e sem importância no cenário regional, em uma das mais bonitas e bem organizadas cidades de Minas Gerais. Possuidor de uma visão de futuro impressionante, Wilson Cunha construiu a rodoviária, o Mercado Municipal e o Parque de Exposições, além de abrir e asfaltar ruas e avenidas, alterando a fisionomia da cidade e expandindo a área urbana para além do núcleo central conhecido até 1982.Em 1990, foi eleito deputado federal com uma votação extraordinária, tendo representado Porteirinha e região no Congresso Nacional até 1994. Como candidato a Deputado Federal pelo PMDB nas Eleições de 2010, ele foi o mais votado na cidade de Porteirinha com 9.055 votos, mas não foi eleito, se tornou suplente com um total de 47.689 votos.
   Atualmente, residia em Montes Claros para gerenciar os seus empreendimentos e negócios.