quarta-feira, 19 de junho de 2013


Prefeitura de Porteirinha valoriza profissionais da educação


Sabendo a importância de valorizar os servidores municipais (apesar das muitas dívidas deixadas pela administração anterior, como o repasse do INSS que era descontado do servidor e não repassado ao órgão) a Prefeitura resolveu pagar o quanto antes a Gratificação de Docência para professor que se encontrar em efetivo exercício na regência de sala de aula em escolas da rede municipal de Porteirinha e a Gratificação de Auxílio Transporte para docentes efetivos ocupantes de cargo em zona rural. De acordo com o prefeito Silvanei Batista, esse pagamento começará a ser pago a partir do próximo mês (julho).
Tão logo assumiu a gestão do município em janeiro de 2013, a atual administração fez questão de iniciar um processo de valorização da educação e dos profissionais da área. Montou uma equipe que iniciou o processo de análise do Plano de Carreira da Educação e seus impactos na folha de pagamento do município, estudando formas de pagar todas as vantagens e direitos dos servidores.
Apesar da Promoção (por tempo de serviço) e a Progressão (por titulação) de vários servidores estarem atrasados há muito tempo, a Secretaria Municipal de Educação e o setor de Recursos Humanos, estão trabalhando desde janeiro de 2013 para atualizarem todos os dados, inseri-los no sistema e regularizarem a vida funcional destes profissionais.
Outra importante ação que beneficiará a categoria é uma extensão do setor de Recursos Humanos na Secretaria Municipal de Educação para facilitar a vida dos profissionais da secretaria que poderão resolver tudo no mesmo lugar.
Muitos têm sido os esforços do prefeito Silvanei Batista e toda a equipe de profissionais da Prefeitura de Porteirinha para levar à população uma EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR, pois isso faz parte de suas principais metas para alcançar a excelência na educação do município.
Importante ressaltar que as férias-prêmio agora tem critérios claros e definidos para sua liberação, demonstrando transparência e valorização do servidor. Nesta gestão, a Prefeitura se esforça para pagar os direitos devidos aos servidores que há muito tempo vinha sendo desrespeitado. Porteirinha está no rumo certo, que é o da valorização da educação e dos profissionais, ingredientes certeiros para a construção de uma sociedade melhor para todos e todas.

Mostra da Cultura Norte Mineira em Janaúba foi um sucesso

  
 (Por Daniel Christtiann ) - A I Mostra da Cultura Norte Mineira, ocorrida na última sexta-feira (14), foi considerada um sucesso pelo público presente. O evento que foi realizado pelos acadêmicos do 3º período de Geografia da Faculdade Promove, ofereceu programação diversificada, atraindo os visitantes da cidade e região.

A abertura do evento ficou por conta da cantora Sara Jheneffer que emocionou a todos ao cantar a canção “Romaria”, de autoria de Renato Teixeira. A magia do lugar juntou-se à suavidade da interpretação de Sara, e a segunda apresentação da noite foi a Folia de Reis de Santa Rita, que alimentou a alma dos amantes da boa música e da cultura Norte Mineira.


As danças típicas foram representadas pela “Dança do Pote" da cultura gorutubana e a “Catira” do grupo da comunidade do Paraguai de Porteirinha, que fizeram belíssimos espetáculos e mostraram a importância da preservação da cultura e da história do povo norte mineiro.

Os aspectos culturais também foram mostrados através da fala de Oscarino Aguiar, poeta amante da vida e admirador da arte e da cultura, que deu ênfase à diversidade cultural do Norte de Minas, destacando o artesanato, as festas religiosas e comidas e bebidas típicas.

O grupo Folclórico Banzé de Montes Claros se apresentou e encerrou a programação bastante aplaudida pelo espetáculo inesquecível que mostrou a riqueza e a beleza das danças de origem mineira.

As cores fortes, a presença de móveis de madeira e a decoração rica em detalhes contribuíram com os stands que foram expostos por todo o espaço do evento,  com comidas típicas, bebidas, artesanato e agricultura familiar.

 “Foi muito recompensador ver a participação do público que nos acompanhava durante a apresentação da catira. Isso nos motiva a mostrar a arte e a cultura conservada pelos nossos antepassados que perpassam as gerações”, comentou Beatriz Dias de Oliveira, integrante do grupo folclórico de Porteirinha.


O professor da Instituição e coordenador da Mostra, Ilidiano Braz Silva, mostrou-se muito satisfeito com o resultado do evento, que, pela primeira vez realizada, superou todas as expectativas. “O resultado positivo da Mostra deve-se ao comprometimento e entusiasmo dos acadêmicos. Conseguimos através deste evento mostrar um pouco das histórias, costumes e manifestações culturais do povo norte mineiro. Tudo transcorreu na mais perfeita ordem e a Mostra foi realmente um sucesso”, aponta.