quinta-feira, 7 de agosto de 2014

SISTEMA SIMPLIFICADO DE MENEJO DE ÁGUA PARA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS EM FURADO DO PEIXE

Foto:strporteirinha.blogspot.com.br/


(strporteirinha. blogspot.com. br) - É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer”.(Aristóteles). Com o objetivo de aprender na prática mais uma capacitação de SISMA (Sistema Simplificado de Manejo de Água para Produção de Alimentos) foi realizada em Porteirinha.
O SISMA aconteceu na comunidade Furado do Peixe nos dias 30 e 31 de julho e 01 de agosto, contou com 28 participantes, que são beneficiados pelo Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido que deu origem ao Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). Além de receber uma tecnologia os beneficiários do programa recebem momentos de formação como este. E participam ainda de uma capacitação de Gestão de Água para Produção de Alimentos (GAPA) e de um intercâmbio que pode ser intermunicipal ou interestadual.

Segundo Lúcia Silveira a capacitação foi “boa demais, podia durar mais tempo, assim aprenderia mais, eu já produzo algumas coisas, mas com o novo aprendizado vou produzir mais e melhor”, comenta ela. O instrutor João Pedro Lumpini falou sobre a importância da troca de experiências que uma capacitação dessas permite ao agricultor e ao instrutor. A participante Alzeni Rodrigues também diz ter gostado bastante: “Eu planto cebola, cheiro verde, alface, laranja, galinha, porco, jabuticaba, eu já usava caldas alternativas, aqui no curso aprendi outras receitas que quero colocar em prática”. Finaliza ela. Sueli Pereira disse que o que mais gostou foi aprender sobre o plantio consorciado: “Eu já fiz o plantio consorciado, mas não sabia que era tão importante, agora pretendo melhorar essa forma de plantio”. Diz ela.
O programa não só tem o objetivo de ajudar as famílias com tecnologias, mas também capacitá-las para a produção e uso adequado dos recursos naturais: água, solo, ar. Com o objetivo de garantir a soberania e segurança alimentar.