quinta-feira, 7 de março de 2013

PORTEIRINHA RECEBERÁ CURSOS GRATUITOS DA ESCOLA MÓVEL DO SESI/SENAI


Já estão abertas as inscrições para cursos que serão realizados pelo Programa da Escola Móvel SESI/SENAI, a partir do próximo dia 25 de março em Porteirinha. As inscrições começaram na segunda-feira, dia 04, e se encerram automaticamente com o fechamento das turmas. Os interessados poderão procurar o Centro Vocacional Tecnológico – CVT do município. Os cursos são diversos e totalmente gratuitos.

As aulas serão ministradas na Praça Coronel Odilon Coelho em frente à Secretaria Municipal de Educação. Será montada uma estrutura de tendas, com espaço para secretaria, banheiros, salas e laboratórios climatizados, com o objetivo de oferecer aos estudantes condições de estudo para aulas teóricas e práticas. 

Os cursos oferecidos são: pedreiro de alvenaria assistente, eletricista predial assistente, mecânico de motos assistente, costureiro de vestuário, atendimento ao cliente, auxiliar administrativo, meio ambiente e sustentabilidade, português básico e artesanato. O curso de artesanato envolve também atividades como cartonagem, traçado de fita, patch-apliqueé, pintura com giz, entre outras. A carga horária varia entre 20 e 80 horas/aulas, sendo que as oficinas de artesanato têm carga horária de 8h. No total, são ofertadas 150 vagas, sendo que 10% desse total são destinados às pessoas com deficiência.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, Gesane Silveira, a chegada desses cursos é uma grande conquista para a educação, uma vez que despertará nos jovens o interesse por qualificação profissional que possibilitam e facilitam o acesso a um emprego.

Para realizar a inscrição, o candidato deverá ter idade mínima de 16 anos, saber ler e escrever, estar munido de documentos pessoais e comprovante de residência. Os menores deverão se apresentar acompanhados de pais e/ou responsáveis. 

Essa ação é uma estratégia do SESI/SENAI, pelo Sistema Fiemg, com apoio da Prefeitura Municipal de Porteirinha, Prefeitura Municipal de Riacho dos Machados e da empresa Carpathian Gold.