quinta-feira, 15 de maio de 2014

Prefeitura entrega mais melhorias à população


A atual administração trabalha diariamente para garantir melhorias e mais conforto para o povo de Porteirinha. Um exemplo desta dedicação e compromisso é a instalação de corrimãos na ponte que liga a Rua Olegário Maciel à Rua Etelvino José da Silva, próxima ao Estádio Municipal. A medida simples vai garantir mais segurança para estudantes, crianças e trabalhadores que transitam pelo local todos os dias.


Fonte:porteirinha.mg.gov.br

Bandeirinha criticada por diretor do Cruzeiro se diz injustiçada e revela que entrou no futebol “de gaiata”

Além de chamar a atenção pela beleza, a bandeirinha Fernanda Colombo Uliana, de 23 anos, virou assunto nesta semana após marcar um impedimento inexistente de Alisson, do Cruzeiro, na derrota por 2 a 1 para o Atlético pelo Campeonato Brasileiro. O lance rendeu uma polêmica declaração do diretor de futebol do Cruzeiro, Alexandre Mattos, que disse que Fernanda deveria posar nua para a revista "Playboy" em vez de trabalhar na arbitragem. "Foi uma situação desnecessária. Julgaram o erro por eu ser mulher, e não como uma pessoa comum. Foi uma troca de valores", disse a bandeirinha. Afastada por causa do erro no clássico mineiro, Fernanda, que é formada em Educação Física, está se especializando em reabilitação física de grupos especiais, mas quer continuar no futebol, no qual entrou "de gaiata", como ela mesma contou. 

Unidade de Saúde Zacarias realiza testes rápidos de HIV e outras doenças, com resultado em tempo recorde

Mesmo sendo o sistema público de saúde brasileiro, alvo de críticas por parte de milhões de usuários pelo Brasil, por razões diversas, como a dificuldade em atender às crescentes demandas do setor, no município de Janaúba o Programa Municipal de DST / AIDS funciona. Por meio do CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento implantado na Unidade de Saúde Zacarias, localizado no bairro Saudade, é possível ao usuário realizar testes rápidos de HIV – vírus causador da Aids, Hepatite B e C, além de Sífiles. O resultado é rápido, seguro e sigiloso; o paciente recebe a informação em apenas 15 minutos.
Quem garante é a coordenadora do Programa Municipal de DST/AIDS em Janaúba, a enfermeira Juscilene Cristina Oliveira Reis. Ela afirma que para serem atendidas, as pessoas interessadas nos exames não precisam de encaminhamento médico. Basta procurar a unidade de saúde.

A enfermeira ainda disse que dentro da proposta de trabalho do programa e do CTA, os profissionais realizam palestras em estabelecimentos públicos e privados, como escolas e empresas.

De acordo com Juscilene, entre 250 a 350 pessoas são atendidas mensalmente, na unidade, mas em período de campanha educativa esse número chega a 600.

CTA – UNIDADE DE SAÚDE ZACARIAS
A enfermeira, Juscilene Cristina - coordenadora do Programa Muncipal de DST/AIDS, que funciona na Unidade de Saúde Zacarias, através do CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento falou sobre a importância do serviço de saúde para a população que tem ao seu alcance testes rápidos de HIV, Hepatites: A e B, além de Sífiles. Juscilene ressaltou, ainda o SAI – Serviço de Assistência Especializado voltado ao atendimento aos soropositivos da Região da Serra Geral de Minas. Para tanto, contam com o acompanhamento de médicos especialistas, profissionais da área de enfermagem, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas e farmacêuticos.
UDM – A enfermeira informou também que o programa contará em breve com a UDM – Unidade Dispensadora de Medicamentos, o que permitirá aos pacientes portadores do HIV receberem os medicamentos retrovirais (coquetel) aqui em Janaúba, evitando o deslocamento a outras cidades como Montes Claros.


Cícero Billy Alves abriu Projeto Música na Praça


Coreto da Praça da Matriz, reviveu nesta sexta(9), ao som de
Billy Alves, momentos históricos da cultura Monteazulense.

Debaixo de uma garoa fina, que não foi o suficiente para espantar o público, começou nesta sexta-feira (9), na Praça Coronel Silva (Praça da Matriz), o Projeto “Música na Praça”. O alvo do projeto é resgatar o lazer e os eventos culturais que faziam parte de programações artísticas nas praças de Monte Azul. Nessa primeira edição, o projeto vem com atrações regionais, e na abertura, o coreto recebeu o artista, compositor e interprete Cícero Billy Alves e logo após encerrando a programação, Banda Sambazul.

Fonte:http://www.monteazul.mg.gov.br

Taxistas reprovam edital que concede novas placas de táxis no município


Após a concessão de 79 novas placas de táxi no município, ampliando para 200 o número da frota, parte dos profissionais que trabalham no ramo não estão satisfeitos com mudanças previstas no edital. Antes da homologação, os pontos de táxis eram fixos, ou seja, cada motorista tinha seu local de trabalho determinado. Sendo assim, pegar passageiros em outro ponto não era permitido. De acordo com a nova regra, além da criação de novos pontos, os mesmos passam a ser livres, isto é, os taxistas podem parar em qualquer um dos locais previstos pelo edital. Para alguns profissionais, entretanto, a nova regra poderá prejudicar o seu trabalho. Muitos deles compareceram na Reunião Ordinária desta terça-feira (13/05), a fim de reivindicarem uma solução para o caso.
Para Edcarlos Campos, taxista há 14 anos no ponto da rodoviária da cidade, a nova medida trará prejuízos a quem já está no ofício a mais tempo. "Não somos contra as novas licitações, o que queremos é que os pontos fixos continuem dessa maneira para os mais antigos e que se criem novos pontos para quem está entrando agora. Dessa maneira ninguém será prejudicado, uma vez que se perdemos os pontos, perderemos também nossos clientes, ou seja, teremos perda financeira. Sem contar que com os pontos livres ficaremos rodando pela cidade até encontrarmos um disponível", diz o motorista.

Há mais de 40 anos o número de táxi em Montes Claros não era ampliado. Com a alteração na Lei 07 de fevereiro de 1972, com a revogação das Leis nº 1.421, de 05 de agosto de 1983 e 2.901, de 28 de maio de 2001, através do Projeto de Lei nº 78, de 10 de junho de 2013, a nova legislação tem como objetivo atender a demanda atual do município e amenizar a carência na prestação dos serviços de táxis na cidade. Segundo o Vereador Eduardo Madureira (PT), a criação da legislação visa ainda dar mais estabilidade aos trabalhadores. "Eu não sou contra a classe dos taxistas. Nós criamos uma legislação justamente para dar mais segurança aos profissionais da área. Eu sou a favor do cumprimento da Lei, que define ponto livre para todos os taxistas credenciados. Sem privilégios para grupos específicos", defende o parlamentar.

Enem 2014 já tem mais de um milhão de candidatos inscritos

     Até às 17h desta quarta-feira (14), mais de um milhão de pessoas se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. O prazo termina às 23h59 do dia 23 de maio. O pagamento da taxa de inscrição, de R$ 35, deverá ser efetuado até às 23h59 de 28 de maio.

     A recomendação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é de que o participante não deixe para se inscrever no último dia. Também é recomendável optar por melhores horários: pela manhã, até as 9h; entre 14h e 17h e após 21h.

     A nota do Enem é utilizada como critério para acesso ao ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, a participação na prova é requisito para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), para participação no programa Ciência sem Fronteiras ou ingresso nas vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.
O Enem será realizado nos dias 8 e 9 de novembro, com início às 13 horas (de Brasília). Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas, também de acordo com o horário de Brasília.
Como se preparar


Para se preparar, o aluno pode acessar o aplicativo Questões Enem, um banco de questões da Empresa Brasil de Comunicação, que reúne as provas de 2009 a 2013. O acesso é gratuito.