segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Festa de Santos Reis de Porteirinha é uma tradição de 105 anos

    Em homenagem aos três reis magos, a cidade de Porteirinha/MG realiza todos os anos, do mês de Dezembro a janeiro, a festa de “Santos Reis".
     A Festa de Santos Reis de Porteirinha, que neste ano será realizada, a partir de 28 (segunda-feira) a 06 de janeiro (quarta-feira), é uma das maiores do Norte de Minas e já é um importante foco de turismo cultural, trazendo cerca de milhares de visitantes a cada edição.
A Folia e as suas origens
        Para os foliões, os devotos dos Reis Magos e o povo simples, a Folia de Reis é segmento da religião. É devoção, crença, alegria e festa de confraternização. Para os intelectuais é folclore. Para a Igreja Católica é uma cerimônia aceita, destinada a festejar os Santos Reis e o Menino Jesus.
      Entre os foliões há a crença que Jesus é o Salvador, que Maria é nossa mãe e os Santos Reis são realmente milagrosos, protetores das famílias, das criações, das lavouras e dos bens terrenos.

      A Festa de Reis é uma tradição em diversas regiões do país. Estudos indicam que se iniciou em Portugal, no século XIII. Já naquele tempo, reuniam-se grupos de oito a dez homens, cancioneiros do catolicismo ibérico (Portugal e Espanha), apresentando danças populares ao som de gaitas, pandeiros, guizos e tambores, homenageando os Santos Reis após a época do Natal.