sexta-feira, 20 de junho de 2014

Católicos celebram Corpus Christi com missas e procissões em Porteirinha

Centenas de pessoas das igrejas católicas madrugaram nesta quinta-feira (19), em Porteirinha, para as comemorações de Corpus Christi e para preparar os tradicionais tapetes nas ruas e milhares lotaram as igrejas nas celebrações. Missas e procissões foram realizadas em várias igrejas da cidade.


  
O Corpus Christi é uma das mais importantes celebrações do calendário da Igreja Católica, por remeter ao sacramento do corpo e do sangue de Jesus. É celebrado sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à Quinta-Feira Santa, quando se deu a instituição da eucaristia durante a última ceia de Jesus com os apóstolos. A festa foi instituída pelo Papa Urbano IV, em 1264, e é feriado no Brasil desde 1961.

Dilma lidera corrida presidencial com 39%, Aécio tem 21% e Campos 10%


RENATA AGOSTINI
DE BRASÍLIA

Apesar da queda de cinco pontos percentuais na popularidade, a presidente Dilma Rousseff lidera a intenção de votos para Planalto e venceria com folga no segundo turno, aponta pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quinta-feira (19).
De acordo com a pesquisa, Dilma tem 39% das intenções de voto. O senador Aécio Neves (PSDB), que foi oficializado candidato no último sábado (14), aparece em segundo lugar com 21%. O ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) tem 10%.
Para a pesquisa, foram apresentados nomes de 11 possíveis candidatos. 

   O Pastor Everaldo (PSC), que teve também candidatura no sábado (14), foi escolhido por 3%, o senador Magno Malta (PR) ficou com 2% das intenções de voto e José Maria (PSTU) com 1%. Os demais candidatos somaram 3%. Entre os entrevistados, 8% disseram não saber ou não responderam, e 13 % votaram em branco/nulo.
No próximo sábado (21), o PT realiza convenção para oficializar o nome da presidente Dilma Rousseff como candidata à reeleição. O PT vai reeditar a chapa encabeçada por Dilma e tendo o peemedebista Michel Temer como candidato a vice. O PMDB já oficializou a sua escolha em convenção própria, no último dia 10.
A pesquisa foi realizada após a abertura da Copa do Mundo em São Paulo. Durante a partida inaugural do campeonato, no dia 12 de junho, Dilma foi alvo de vaias e xingamentos da torcida no estádio Itaquerão. O coro "ei, Dilma, vai tomar no c..." começou na ala VIP do estádio, mas se espalhou.
Contrariando o discurso público e privado do governo, o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) afirmou nesta quarta-feira (18) que os xingamentos contra Dilma Rousseff na abertura da Copa do Mundo não partiram só "da elite branca.
Segundo Carvalho, a avaliação de que a gestão petista é corrupta "pegou", percepção que, partindo das classes alta e média, vem "gotejando" no setor mais pobre da população.

A pesquisa CNI/Ibope foi realizada entre os dias 13 e 15 deste mês e entrevistou 2.002 pessoas em 142 municípios no país. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob o número BR-00171/2014. Esta é a segunda pesquisa do ano. Ao todo, serão quatro.