quarta-feira, 30 de outubro de 2013

PROGRAMA MINAS OLÍMPICA PROMOVE INCLUSÃO SOCIAL E PRÁTICAS ESPORTIVAS

  
 No último dia 23 de outubro, o Ginásio Mineirinho, Belo Horizonte foi palco da grande solenidade de assinatura dos convênios para execução do Programa Minas Olímpica Geração Esporte biênio 2014-2015.  Neste ato, a Prefeitura de Porteirinha esteve representada pelo Gerente de Esporte e Lazer, Adinaldo da Silva, também conhecido como Ednaldo Silva. Em todo o estado, foram 120 municípios e instituições de Ensino Superior para o desenvolvimento do projeto.

  No município de Porteirinha, a continuidade do projeto representa o empenho dos coordenadores e monitores, que desenvolveram as diversas atividades do programa, tais como, jogos coletivos, natação, recreação, interação social e lazer, atendendo 100 crianças envolvidas. O programa tem como objetivo a aplicação do esporte em suas variadas perspectivas, por meio das modalidades ofertadas, para que as crianças possam desenvolver as suas habilidades físicas, mentais e sociais.

 O programa que é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Esportes e Juventude, tem previsão de inicio para o mês de novembro.  Junto à adesão do projeto, na ocasião, foram entregues kits esportivos compostos por bolas de futebol de campo, futsal, voleibol infantil e mirim, redes de futebol, futsal, voleibol, peteca e basquete. Também integram o kit, cordas de saltitar e de cabo de guerra, jogo de xadrez, bambolês, colchonete para ginástica e uniforme (camisas). “Com esses novos materiais, poderemos melhorar as atividades esportivas dos participantes. Nosso maior objetivo é descobrir novos talentos, e desenvolver  o interesse das nossas crianças e adolescentes pelas praticas esportivas”, comenta Ednaldo Silva.
 Se, através desse programa, novos talentos irão surgir no nosso esporte, ainda é muito cedo para prever. Mas, os bons resultados já obtidos pelo programa refletem no município, no tocante ao comportamento social das crianças envolvidas no projeto, conforme diagnóstico do Conselho Tutelar local.
 O pequeno Amon Jacó Mendes que participa do projeto há mais de 3 anos, expressa sua alegria em poder aprender mais, fazendo o que gosta. “Antes eu ficava em casa sem ter o que fazer depois das aulas. Mas agora, nas minhas horas vagas aprendo brincando e ainda tenho a oportunidade de fazer novos amigos. Além de Amon Jácó, seu irmão Arno Mendes que é o menor da turma, também participa do projeto, e se destaca na modalidade Queimada.” Gosto de todas as brincadeiras que temos, mas eu participo mais da Queimada.

 O Geração Esporte é voltado para crianças e adolescentes de 07 a 13 anos, de ambos os sexos, devidamente matriculados e frequentes nas instituições de ensino públicos e particulares.  Além de desfrutarem de todas as atividades, recebem uma boa alimentação, que é acompanhada pela nutricionista do município. Os interessados em concorrer uma vaga para essa etapa do projeto poderão se inscrever no Departamento de Esporte e Lazer, localizado na Avenida Major Fidêncio Cangussu, nº 195 – centro (Antiga sede do Samu).