terça-feira, 17 de junho de 2014

2ª reportagem da série mostra desvio de recursos em 7 cidades mineiras

Um levantamento feito pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com base nos dados do último censo mostra que dos dez municípios mais pobres do estado, sete ficam no Norte de Minas, região com 2,6 milhões de habitantes. Um dado preocupante que pode contribuir para o aumento da criminalidade.

As investigações alteraram a rotina dos investigadores da Polícia Federal. Atuamente a unidade de Montes Claros investiga mais casos de corrupção do que de tráfico de drogas na região, onde 60% do trabalho realizado estão relacionados ao crime de desvio de verba pública.

O impacto social da corrupção é sentido pela atendente de supermercado Samara Cristina Vieira, de 22 anos, que se matriculou em um curso de Cuidados Pessoais, ofertado pelo Programa Nacional de Inclusão de Jovens no mercado de trabalho (Projovem) em Januária, no Norte de Minas. Segundo Samara, a experiência foi frustrante.
“A gente ficou sabendo que iriamos visitar salões de beleza, seguir o livro passo a passo, essas coisas. Só que isso não aconteceu. Eu acredito que ninguém teve proveito do curso”, comenta a atendente de supermercado.

Na região, os cursos do Projovem eram oferecidos pelo Instituto Mundial de Desenvolvimento e Cidadania (IMDC) com sede em Belo Horizonte. “O instituto vivia a partir da terceirização da mão de obra não qualificada, com o objetivo de superfaturar os serviços contratados para serem executados”, diz André Vasconcelos, procurador do MP.

Nas sete cidades mineiras, Januária, São Francisco, Taiobeiras, São José da Ponte, Araçuaí, Coração de Jesus e Três Corações, onde o esquema foi identificado, a Justiça estima um prejuízo de R$ 3.636.956,77, resultando na prisão de 23 pessoas. Entre elas, o ex-prefeito de Januária, Maurilio Arruda.

“Eu fico imaginando como é que a pessoa tem coragem de depois de um dia de trabalho ir para casa e dormir o sono dos justos. Como ele consegue fazer isso e no outro dia chegar e olhar para sua cidade e ver o caos implantado. Eu custo a crer como é que um ser humano possa ser tão insensível diante desse caos absoluto que foi provocado em boa parte pela própria má administração”, comenta o promotor Paulo Márcio.

O cinegrafista Geraldo Humberto, que colaborou com a série, fala com indignação dos fatos apurados e o que ainda tem a revelar as outras reportagens.

“No começo do projeto da série, eu não imaginava que o volume de recurso desviado fosse tão grande. No meu entendimento é muito alto. E você deparar cidades e pessoas simples em situação de abandono, foi o que mais me entristeceu”, lamenta Geraldo.

O cinegrafista ainda revela que apesar de anos de profissão, se revela surpreso com o que os dados apresentados pela Justiça em cada crime ocorrido na região. “Após 25 anos de profissão, eu não imaginava poder assistir ações que viessem coibir aquilo que ouvíamos falar e não podia comprovar: o desvio de verba pública”, relata.

Atletas de Porteirinha foram Selecionados para avaliação na categoria de base do Cruzeiro, em Belo horizonte MG.

Aconteceu no último dia 14 de junho, uma avaliação técnica com aproximadamente de mais 150 atletas da Escolinha de Futebol Novo Craque de Porteirinha. Acompanhados por Raul Plassmann e Gilmar Francisco ambos das categorias de base do Cruzeiro juntamente com o Prefeito de Porteirinha Silvanei Batista, Ednaldo Silva Gerente de Esporte , Alonso Reis ex-prefeito e com varias autoridades.

Todos os garotos tiveram um bom desempenho e puderam mostrar o talento que possuem, inclusive sendo elogiados pelos os ex-atletas cruzeirense.

 No entanto,  foram selecionados 07 atletas Porteirinhense para uma avaliação na categoria de base do Cruzeiro, em Belo horizonte MG.

  Os destaques maiores entre os alunos da Escolinha foram os garotos:

Angelo cesar santana -  2002 - Atacante
Gean Emanoel Martins - 2002 - Volante
Dante Brener teixeira - 2002 – lateral esquerdo
Fabio Lindenberg - 2003 - Meia
Tulho felipe - 2003 - Meia
Samuel Araujo - 2001 - Atacante
Enzo Machado - 1998 - Zagueiro


 Para o treinador Eldinho, as avaliações técnicas dos garotos em campo tiveram um bom desempenho.

 “Fico orgulhoso por nossos atletas estarem podendo participar de uma avaliação com a presença de Raul Plassmann e Gilmar Francisco, o objetivo deles e de buscar futuros talentos para o futebol” finalizou o treinador. 

Goleiro Bruno será transferido de Contagem para Norte de Minas

A transferência do goleiro Bruno Fernandes para a Penitenciária Francisco Sá, na cidade de mesmo nome no Norte de Minas Gerais, foi publicada nesta terça-feira (10) no Diário Oficial do estado. O município fica a cerca de 50 quilômetros de Montes Claros. Bruno está preso na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, desde julho de 2010 pela morte de Eliza Samudio. Nesta terça-feira (10), a morte da jovem completa quatro anos, segundo o processo.

A Subsecretaria de Administração Prisional informou que Bruno deve ser transferido nos próximos 20 dias. Ele irá para a penintenciária de Francisco Sá porque o presídio de Montes Claros não pode ser usado para abrigas presos condenados. Ainda segundo o órgão, o goleiro vai cumprir pena em cela individual, de seis metros quadrados. A penitenciária de Francisco Sá tem capacidade para 300 detentos e, atualmente, abriga 323 presos. Todos recebem alimentação balanceada com acompanhamento de nutricionistas.
A transferência foi pedida pela defesa do goleiro durante a negociação de um contrato de cinco anos assinado pelo atleta no dia 28 de fevereiro com o Montes Claros FC, time de mesmo nome da cidade, no Norte de Minas. A equipe disputou o Módulo II do Campeonato Mineiro. O presidente do time, Ville Mocelin, disse que não foi comunicado oficialmente pelos advogados de Bruno sobre a transferência.
O objetivo do advogado de Bruno, Francisco Simim, é que cumprindo a pena perto do clube, ele possa conseguir a liberação para voltar aos gramados.

www.g1.globo.com


IGREJA DE EDIR MACEDO É INAUGURADA EM JAÍBA-MG-


"Pastor diz que pretende atender milhares de fiéis em cultos diários na Cidade"
 
Foto:junioroliveiranoticia.blogspot.com.br

Por Junior oliveira - Um dos mais influentes religiosos de denominação protestante,tem Igreja inaugurada em Jaíba no extremo norte de Minas.A chamada Igreja "Universal do Reino de Deus" de Edir Macedo,que também é Bispo em seu meio religioso,tem expandido os templos desta Igreja Brasil a fora.Em Jaíba no norte de Minas,um desses templos foi inaugurado desde domingo(15), na rua Presidente Castelo Branco,nas proximidades da avenida Cel.Moacir Silva.Segundo o Pastor Talis Silva, responsável pela Igreja em Jaíba,de uns tempos para cá, essa denominação tem atingido os fiéis de cidades menos populosas, diferentemente de outros tempos em que somente grandes centros receberiam instalações da Universal.O pastor disse ainda, que haverá cultos todos os dias, as 8:00 15:00 e 19:00 horas. Perguntado sobre o por que de tantos horários diferenciados,e se havia demanda para tanto, o jovem Pastor ressaltou que para a obra de Deus e para a comunidade, é necessário que a Igreja também se adeqúe para atender a todos.


-EDIR MACEDO-O BISPO INFLUENTE DONO DA TV RECORD-




 
É notório o poder e a influência dessa denominação religiosa no cenário nacional.A (IURD) Igreja Universal do Reino de Deus  é uma igreja evangélica neo pentecostal, com sede na catedral de Del Castilho, na cidade do Rio de Janeiro, o Templo da Glória do Novo Israel.Fundada em 9 de julho de 1977, pelo Bispo Edir Macedo e seu cunhado Ronildo Ribeiro Soares, tornou-se o maior e principal grupo neo-pentecostal do Brasil. Tem mais de seis mil templos e 1,8 milhões de fiéis no Brasil,quase 10 mil pastores Está presente, segundo a instituição, em mais de 200 países, sendo mais disseminada nas nações de língua portuguesa. É a 5ª maior instituição no Brasil, sendo a 4ª maior igreja protestante e a 29ª maior denominação religiosa no mundo com seis milhões de pessoas.O Bispo tem em mãos , a conhecida Rede Record de televisão.No final da década de 1980, o canal, que antes pertencia a Paulo Machado de Carvalho e Sílvio Santos, foi comprado pelo empresário e líder espiritual, fundador da Igreja Universal.Além disso, as emissoras co-geradoras da Rede Record são; a TV Record São Paulo e a TV Record Rio de Janeiro e Minas.O mais conhecido templo da Universal na região, está instalada em Montes Claros,também no norte de Minas.A pequena Igreja em Jaíba segundo o Pastor, estará a disposição dos fiéis,assim como para a comunidade que deseje conhece-la.

Final do Campeonato da Zona Rural é decidida nos pênaltis


     Na tarde do domingo (08) aconteceu a grande final do campeonato da zona rural de Porteirinha/MG, entre Bari da Comunidade da Barriguda x Barragem do Tanque de Detrás dos Morros no Estádio Walmir Medrado (Medradão). O resultado de 1 a 1 no tempo Normal levou a decisão aos pênaltis, já que caso finalizasse com qualquer resultado igual à decisão era pênaltis. Por 3x1 o Bari  ganhou e conquistou o prêmio de primeiro lugar. A Barragem do Tanque, em segundo lugar, no Masculino. 

Já pelo feminino a equipe do Boca Junior da Várzea Comprida consagrou campeã vencendo o cruzeirinho de detrás dos morros por 1 a 0.

As torcidas dos quatros times fizeram uma festa a parte, e animaram o jogo do início ao fim. O campeonato de Futebol da Zona Rural foi organizado pelo Departamento de Esportes e Lazer, através da Prefeitura Municipal de Porteirinha e empresários locais.



 O prefeito, Silvanei Batista prestigiou o evento e destacou a importância da valorização do futebol na cidade. “Ver o nosso futebol despontando na região, permitindo que os jovens revelem seu talento é um grande incentivo”.
 O Governo Com a Força do Povo promove o esporte por acreditar que ele representa qualidade de vida e realização de sonhos.