quarta-feira, 17 de abril de 2013

Dilma participa de seminário sobre os 10 anos do PT no poder



A presidente Dilma Rousseff está em Belo Horizonte para inaugurar algumas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Antes, porém, a mandatária aproveitou a presença na capital mineira para participar de um seminário sobre os 10 anos do PT no poder. A festa, que já aconteceu em diversas cidades pelo Brasil, teve como grande homenageado o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva.  Mais cedo, ele esteve na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, onde foi agraciado com o título honorário de cidadão mineiro.


Em BH, o foco do seminário foram os avanços da educação nos 10 anos em que o PT esteve à frente do Governo federal, sendo oito com o ex-presidente. Atual ministro da educação, Aloísio Mercadante, destacou a continuidade dos projetos de país de Dilma e Lula. "A gente tinha presidente que era muito bom, agora temos dois e ficou melhor ainda. É tudo uma coisa só", afirmou. Polêmico, o ministro reclamou da atitude de parte da plateia, que insistiu em conversar durante sua apresentação. "Tem uma turma aí que só quer fofocar, gente, tá parecendo tucano. Porque tucano é bom de bico mas voa curto", disse. 

Já o ex-presidente Lula rebateu algumas declarações de Aécio Neves, com relação à comparação dos modelos de PT e PSDB de governar o Brasil. “Essa coisa de comparar, nós faremos comparação com o que eles quiserem. Enquanto eles estão preocupados em antecipar o discurso eleitoral, a Dilma não precisa, porque ela está preocupada em governar para os brasileiros”, afirmou Lula, no seminário “O Decênio que mudou o Brasil”, no Minascentro. “Uma mulher calejada na luta não vai permitir que um ‘tomatezinho’ derrube a economia”, acrescentou.


Ressaltando a “mineiridade” de sua trajetória política e luta pelos direitos das mulheres, por exemplo, a presidente Dilma afirmou que os últimos dez anos com o PT à frente do governo federal foram de “avanços”. “Essa década de avanço fez com que o povo brasileiro tivesse a certeza de que ele é capaz, lhe deu a consciência de sua força”, disse.


“Não queremos colocar todo mundo em um modelo só, quando digo que luto pelas desigualdades, mas queremos que as pessoas tenham oportunidade”.

Dilma aproveitou a ocasião para destacar a aliança com os partidos que compõem a base do governo federal. Foram registradas as presenças dos presidentes estaduais do PSL, PSDC, PTC, PRTB, PR, PCB, PRB, PCdoB, PMDB, PTdoB, PHS, PDT, PSD, PSB e PMDB.

PORTEIRINHA ABRE CENTRO DE SAÚDE AOS FINAIS DE SEMANA


(Assessoria de Comunicação) - Pensando em melhorar o atendimento à população, a Prefeitura de Porteirinha, por meio da Secretaria de Saúde, resolveu abrir nas manhãs dos finais de semana, o Centro de Saúde Marcos Robério Martins. O objetivo é agilizar o atendimento aos cidadãos e ao mesmo tempo, diminuir a demanda do Hospital São Vicente de Paulo, que atende à população de Porteirinha e de mais 5 municípios da região.
No Centro de Saúde são realizados diversos atendimentos primários, como curativos, aplicação de medicamentos injetáveis, aferição de pressão, entre outros procedimentos básicos.
Segundo o Secretário de Saúde e vice-prefeito do município, Jaime Paulo, antes era necessário que os pacientes aguardassem o atendimento de urgências e emergências no hospital, mesmo para procedimentos simples. Agora, com essa iniciativa, o atendimento fica mais eficiente e os pacientes que precisam de procedimentos simples, podem ser atendidos com mais rapidez. De acordo com Jaime, essa iniciativa já melhorou a demanda do hospital e desde o início desse trabalho, tem-se percebido a satisfação dos usuários.
A administração municipal tem contado com o apoio e o comprometimento dos profissionais de saúde para realizar esse trabalho. O Centro de Saúde Marcos Robério é localizado na Praça Jason Mendes Batista, nº 200 – Bairro Ouro Branco, próximo ao Hospital. O atendimento aos sábados e domingos acontecerá sempre na parte da manhã, de 7:00 às 12:00 horas. Essa é mais uma das tantas iniciativas da Prefeitura de Porteirinha para melhorar o serviço de saúde no município.

Governo vai analisar inclusão de linhas mineiras de trens para passageiros


  O Ministério dos Transportes deve analisar a inclusão de três linhas mineiras no programa de trens de passageiros, além das três em estudo pelo governo de Minas. Prefeituras do interior do estado fizeram solicitação ao governo federal para que sejam feitos estudos de viabilidade econômica para os trechos que ligam Montes Claros a Janaúba e Januária, no Norte; Uberlândia, Uberaba, Araguari, no Triângulo, e Araxá, no Alto Paranaíba; e Lavras e Varginha, no Sul. Caso os pedidos sejam acatados, as linhas se somam a 14 consideradas prioritárias pela União em todo o país e que totalizam quase 2 mil quilômetros.

  Atualmente, no que tange ao projeto de trens de passageiros do Plano de Revitalização das Ferrovias, seis trechos estão com estudos em andamento. As linhas estão localizadas no Rio Grande do Sul (2), Paraná (1), Bahia (1), Piauí (1) e Maranhão (1). Em relação a dois deles, o Ministério dos Transportes já abriu consulta pública sobre os estudos: Caixas do Sul a Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, e Londrina a Maringá, no Paraná. Os processos ficarão abertos até o dia 30, com objetivo de colher subsídios para reforçar os estudos elaborados durante a década de 1990. Em maio deve ser realizada audiência pública em Brasília para que moradores e governos opinem sobre os projetos. “A ideia é que técnicos da área deem contribuição para que caso necessário sejam feitas correções”, afirma o coordenador do programa de trens de passageiros do Ministério dos Transportes, Euler Costa Sampaio.

  Sobre as linhas mineiras, ele explica que foram feitos contatos e as prefeituras primeiro precisam preencher formulários com informações sobre o trecho para que os técnicos do ministério verifiquem a necessidade do trecho. Os dados extrapolam o nível de interesse. Aprovados, em parceria com instituições de ensino (a Universidade Federal de Minas Gerais é uma das parceiras) são feitos estudos para mostrar origem e destino; nível de demanda e a caracterização da malha. No caso da linha do Triângulo, alguns dados já foram levantados e falta agendamento de reunião para discutir possível participação da Universidade Federal de Uberlândia no processo. “A julgar pelo porte das cidades, tem sua atração”, avalia o coordenador do programa, que lembra que os projetos são para unir cidades com distância entre 100 e 200 quilômetros.

Estudos

  No entanto, ainda não há definição sobre como os projetos podem sair do papel. “Os estudos permitirão uma tomada de decisão”, afirma Sampaio. São duas as possibilidades: concessão e inclusão no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A primeira tem sido a mais discutida. Mas a segunda também pode ser adotada em alguns casos. Em relação à linha Londrina-Maringá, por exemplo, é estudada inclusão no PAC das Cidades Médias. 

  Das três linhas em estudo pelo governo de Minas – BH-Sete Lagoas-Divinópolis, Belvedere (BH)-Brumadinho e BH-Conselheiro Lafaiete –, as duas primeiras estão com estudos quase concluídos. A previsão era de que fossem entregues em fevereiro, mas o prazo foi estendido para junho. A expectativa é de que o governo publique ainda este ano edital para PPP de ambos. Em relação ao terceiro, a Secretaria Estadual de Gestão Metropolitana está fazendo o estudo em parceria com a UFMG, pois nenhuma empresa se mostrou interessada.