terça-feira, 4 de junho de 2013

MEC usa Enem como exigência para bolsas no exterior

    A exigência de nota mínima no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a disputa de bolsas de intercâmbio no programa Ciência sem Fronteiras provocou reclamações entre os estudantes de graduação. Nesta terça-feira, 4, o governo federal abriu novas chamadas para o programa em cinco países: Estados Unidos, Alemanha, Canadá, Japão e Hungria. Nos editais, os candidatos encontraram a obrigatoriedade do critério.

  Os universitários que pretendem concorrer às bolsas devem "obrigatoriamente ter obtido nota no Enem igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados a partir de 2009", diz o texto. Essa é a primeira vez que o exame aparece como um critério de caráter eliminatório.

   Muitos alunos que ingressaram nas universidades antes de 2009 e fizeram a seleção através de vestibulares disseram, no Facebook, que podem perder a oportunidade de participar do programa. Eles alegam que, como outra exigência é ter cursado, no máximo, 90% das disciplinas do curso, muitos dos veteranos não terão tempo de fazer o Enem ainda este ano.

    Além disso, reclamam que a avaliação para um programa da graduação tenha como base uma prova que avaliou o desempenho dos alunos ainda no ensino médio e questionam a eficácia do exame, que apresentou falhas em suas últimas edições. Na rede social, um abaixo-assinado para a remoção do Enem como critério principal conta com cerca de 4.500 assinaturas. "O Programa Ciência sem Fronteiras é um avanço para a educação no Brasil, entretanto o programa utiliza a nota do Enem como principal critério de classificação, o que é incoerente. Torna-se necessário uma reconsideração dos métodos avaliativos", dizem os estudantes.

   O Ministério da Educação (MEC) já sinalizou que pretende manter os critérios de seleção. Desde a sua criação, em 2011, o Ciência sem Fronteira já concedeu 41.133 bolsas de intercâmbio. As inscrições abertas neste terça-feira vão até o dia 8 de julho.


Com 420 candidatos por vaga, medicina é o curso mais disputado do vestibular da Unimontes no próximo domingo

   O vestibular da Unimontes (com provas marcadas para o próximo domingo, dia 9) tem 8.131 inscritos. Eles vão disputar 762 vagas distribuídas em 32 cursos divididos em 2 grupos. 

   O vestibular terá provas aplicadas em Montes Claros, Belo Horizonte, Almenara, Bocaiúva, Espinosa, Janaúba, Januária, Pirapora e Unaí. Das 8 às 13 horas, as provas serão para 408 vagas em 17 cursos do grupo 1. Das 15 às 20 horas, os testes serão para os candidatos às 354 vagas dos 15 cursos do grupo 2.

 Novamente, o curso mais concorrido é medicina pelo sistema universal, que tem 420,29 candidatos/vaga. Pela ordem, os outros 4 cursos mais concorridos são: Direito/noturno (86 candidatos por vaga), Direito/Diurno (79,86), Engenharia Civil (70,25) e Odontologia (65,33).


Jogos do Atlético pela Libertadores serão em 3 de julho

    A Confederação Sul-Americana de Futebol confirmou as datas e os horários dos confrontos das semifinais da Copa Libertadores. O Atlético, único time brasileiro ainda na competição, enfrentará o Newell’s Old Boys no dia 3 de julho (feriado em Montes Claros) e no dia 10 do mesmo mês. O primeiro jogo será na Argentina, às 21h50, e o segundo no Estádio Independência no mesmo horário. Na outra semifinal, Olimpia e Independiente Santa Fe se enfrentarão no dia 2 de julho, às 21h50, em Assunção, no Paraguai, na partida de ida. O confronto de volta está marcado para o dia 9 de julho, no mesmo horário, em Bogotá, na Colômbia.