sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Rio Negro e Solimões Cantará na 1ª Festa Nacional do Leite em Porteirinha


A Prefeitura de Porteirinha confirmou nessa quarta-feira, 13 de novembro, a realização da 1ª Festa Nacional do Leite que se dará de 13 a 16 de dezembro, no Parque de Exposições da cidade.
Em sua 1ª edição, a Festa do Nacional do Leite se torna uma das principais atrações da região e a principal festa de Porteirinha. Um evento que pretende crescer a cada edição e atrair frequentadores de todo o país, principalmente de cidades da região Norte de Minas Gerais.
Neste ano a Festa traz em sua grade de programação grandes atrações artísticas e culturais como shows, cavalgada, Exposição de Cavalos Mangalarga Marchador, Seminário Regional do leite e derivados e muito mais. Uma festa totalmente diversificada.
A agenda de shows se estende para todos os gostos. Na abertura, sexta-feira, haverá shows de pop e samba house com as bandas Mago Bass e Lá Maior, além da Final do Festival de Música de Porteirinha. No sábado, além da 8ª Carreata para Jesus com show Gospel na Praça Odilon Coelho, terá também uma noite jovem com shows das bandas Negretes do Samba, U-Leguedê e a atração nacional Guig Ghetto. Domingo haverá matinê com os palhaços Fura Fila e Linguiça, a noite a banda pop católica Anjos de Resgate fará sua primeira apresentação na região e, na segunda-feira, véspera de feriado municipal de aniversário da cidade, a dupla Rionegro e Solimões encerrá a festa.


Segundo a Prefeitura, a realização deste evento só foi possível graças ao empenho e parceria do empresariado local e de entidades governamentais e não-governamentais.

Mais informações através do site www.festadoleite.com 

Agricultor porteirinhense e Premiado pela Revista Trip

Sete anos de premiação. Mais de oitenta pessoas homenageadas. A história do Trip Transformadores ganhou mais um capítulo nesta quarta-feira, 13, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, em mais uma concorrida e emocionante  cerimônia de premiação.  

Dez nomes selecionados pelo conselho do Trip Transformadores foram homenageados este ano: Sandro Testinha, Paula DibMarilena Lazzarini, Marcos Flávio Azzi, Marcelo Freixo, Isadora FaberGeraldo Gomes Barbosa, Edgard Gouveia, JúniorDaniela Mercury e Claudia Andujar.
  Mais uma vez, o ator Lee Taylor foi o mestre de cerimônias. No discurso de abertura Paulo Lima, publisher da Trip Editora, reforçou os principais objetivos da premiação e contou que a noite principal do projeto Transformadores é um dos momentos mais esperados do ano pelo grupo Trip.
  O primeiro homenageado da noite foi Geraldo Gomes Barbosa. Ele teve coragem para não seguir as grandes demandas e investiu numa arte perdida, a troca de sementes crioulas, aquelas adaptadas pelos lavradores aos diferentes climas e regiões do país, um trabalho que funcionou e levou seu trabalho para o mundo. O produtor musical e empresário Rubem Feffer, acionista do Grupo Suzano, entregou o prêmio a Geraldo. Ambos músicos, Geraldo e Rubem fizeram ainda um belo e inesperado duelo musical no palco tocando “Asa Branca” comovendo a platéia.
   Para Paula Dib, a segunda transformadora da noite, o design é uma poderosa ferramenta criativa que pode melhorar o mundo. E, através dele, Paula trabalha em diversos fronts. Ajuda a valorizar mestres e artesania locais, ajuda a explorar a diversidade da matéria-prima (seja reciclando materiais de descarte ou se apropriando da riqueza local), e promove a construção coletiva de conhecimento. Artur Grynbaum, presidente doGrupo Boticário, principal patrocinador do prêmio, entregou a homenagem a designer. "Quando a gente coloca as coisas em movimento, a gente gera a capacidade de transformação", agradeceu Paula.
  Com direção artística de Marcello Dantas, as apresentações musicais da noite foram abertas por Anelis Assumpção, compositora e dona de uma das novas vozes do cenário musical brasileiro. A cantora brilhou com uma versão de “Dor Elegante”, de seu pai, o genial Itamar Assumpção.
    Usando sua larga experiência no mercado financeiro, o ex-executivo Marcos Flávio Azzi criou uma ponte entre pessoas que têm dinheiro e empreendedores sociais que necessitam dele. Aumentando o interesse de quem tem capital por investimentos sociais privados, a iniciativa de Azzi pode ter um grande impacto não só na redistribuição da renda, mas na valorização de uma cultura, ainda pálida no Brasil, de filantropia responsável. Eduardo Tracanela, superintendente de marketing do Itaú, entregou a homenagem. “Quanto mais 'nãos' eu recebo em São Paulo e Rio de Janeiro, mais me dá vontade de transformar. Não dá pra entender quem gasta 50 mil reais em um Rolex mas não apoia um asilo em Carapicuíba. Agradeço a todos que falaram não ao próximo”, disse Azzi.

Atuais prefeitos podem ficar 6 anos no cargo

   Grande barulho nos corredores do Congresso Nacional fica por conta da unificação das eleições para 2018. Caso realmente seja aprovada a unificação das eleições, que atualmente ocorrem em períodos diferentes, com dois anos de diferença, os atuais prefeitos ficarão no cargo por seis anos.
A proposta em discussão na Câmara Federal mantém em quatro anos o tempo de mandato para cargos majoritários, como presidente, governador e prefeito, mas defende o fim da reeleição para cargos do governo. Para cargos do Legislativo a reeleição foi mantida, com quatro anos de mandato.
Ainda em tempo, de acordo com texto em discussão na Câmara prevê que na eleição de 2018 o voto será facultativo, a coincidência das eleições municipais e estaduais, a definição de teto de despesa para a campanha eleitoral e mudanças na forma de eleição dos deputados federais.

Entretanto, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) precisa ser aprovada no plenário da Câmara em dois turnos, com 308 votos favoráveis. Só então, segue para análise do Senado. Informação vinda dos corredores palacianos da Alvorada é de que a posição real do Congresso sobre a proposta de reforma política só deve ocorrer no próximo ano.

COMEÇAM NESTE SÁBADO AS SEMIFINAIS DO CAMPEONATO AMADOR DE PORTEIRINHA

   Depois de três meses de muita disputa, onde 10 equipes participaram, o 8º Campeonato Amador da cidade de Porteirinha Norte de Minas chega a sua fase semifinal. 
 Os confrontos são entre: Bari da Comunidade da Barriguda  x  Bela Vista e Caec da Cidade Alta   Vila Vitória da Vila Guará. 
   Nesta fase a disputa será em jogos de ida e de volta nos dias (16 e 23/11/2013), Ambos no Estádio Municipal Walmir Medrado ( Medradão) de Porteirinha, Com Inicio a bola rolando às  16:00 horas.
  A competição é uma organização do Departamento Municipal de Esportes através da Prefeitura Municipal de Porteirinha.
Outras informações:

Departamento Municipal de Esportes, Lazer e Juventude 
esporte@porteirinha.mg.gov.br/
ednaldosilva2012@hotmail.com
  

51º BATALHÃO DA PMMG EM JANAÚBA COMEMOROU QUATRO ANOS

  

   O 51º Batalhão de Polícia Militar completou quatro anos de existência nesta quarta-feira dia 13 de novembro. No entanto, o percurso da unidade até sua elevação a batalhão foi longo e contou com a participação de valorosos policiais militares e a mobilização da comunidade da microrregião da Serra Geral de Minas.


   Com a criação do 10º BPM, em Montes Claros, nos anos 50, ficou estabelecido que o Destacamento da Polícia Militar nas cidades de Francisco Sá e Grão Mogol fariam as patrulhas na cidade de Janaúba. Os policiais deslocavam a Janaúba montados em burros ou cavalos.
  No ano de 1962, instalou-se a fração da Polícia Militar em Janaúba, inicialmente composta por 04 policiais militares. Assim, com o decorrer dos anos a organização da fração foi evoluindo de Destacamento para Pelotão, 71ª Companhia Orgânica, e no ano de 1994, a cidade se tornou a 71ª Companhia Especial de Polícia Militar, subordinada ao 10º Batalhão em Montes Claros.
  Antes de Janaúba se tornar um Batalhão da Polícia Militar, foi ainda a 12ª Companhia de Polícia Militar Independente, instalada em 18 de dezembro de 2002, na ocasião, comandada pelo Major Geraldo Brasileiro de Salles Filho.

  Em 13 de novembro de 2009, foi extinta a 12ª Cia PM Independente e criado o 51º BPM, comandado pelo então Ten Cel Klevson Pires Martins. A unidade é responsável pelo policiamento ostensivo na região do extremo Norte de Minas, localizada na bacia do rio São Francisco, tendo vários rios como seus afluentes, como o rio Gorutuba, rio Verde Grande e rio Mosquito.
  A área de responsabilidade da Unidade Policial Militar possui 18.625 Km², estando dividida em 14 municípios, sendo: Janaúba (sede), Verdelândia, Jaíba (238ª Companhia), Nova Porteirinha, Porteirinha (236ª Companhia), Riacho dos Machados, Mato Verde (Pelotão), Serranópolis de Minas, Pai Pedro, Catuti, Espinosa (237ª Companhia), Monte Azul (Pelotão), Mamonas e Gameleiras. Além dos municípios, possui 19 distritos e 295 povoados, perfazendo uma população de aproximadamente 265.812 habitantes.
  Janaúba é uma cidade pólo do extremo Norte de Minas, sendo o município que mais cresce nesta região. Está localizado às margens do Rio Gorutuba e possui grande potencial turístico, fruticultura e agropecuária. Em razão destes aspectos foi escolhida para ser a sede do batalhão.
   Desde a criação do Batalhão na Região da Serra Geral de Minas, a comunidade local obteve ganhos significativos na promoção da paz social. Houve aumento no número dos policiais militares que trabalham na região e viaturas, em consequência, ocorreu significativa redução da criminalidade em todas as cidades sob responsabilidade da Unidade de Execução Operacional.
  Especificamente em Janaúba houve a setorização do policiamento, o que aproximou a Polícia Militar da comunidade, criação de diversas modalidades de policiamento como a patrulha rural, patrulha escolar (PROERD), bike patrulha, patrulha de trânsito, mototaticas, patrulha de prevenção a violência domestica e outros.
  Neste ano de 2013 o Batalhão recebeu um contingente de novos sargentos o que representou ganhos no desempenho da atividade operacional. Com um esforço conjunto do comando com a sociedade civil organizada, o Batalhão está recebendo melhorias na infraestrutura do prédio como: garagem coberta, salas amplas com ar condicionado, depósito de materiais, banheiros masculino e feminino com vestiários, visando assim comodidades para o público interno, e conseqüentemente melhor qualidade na prestação dos serviços de segurança pública para a população da Serra Geral norte mineira.
  Ao completar quatro anos de criação o 51° Batalhão de Polícia Militar ainda possui muitos desafios a serem superados, mas ao observar seu percurso histórico, nota-se uma evolução considerável principalmente nos últimos três anos.
  A população da microrregião da Serra Geral de Minas pode ter a certeza de que cada profissional de segurança pública integrante do 51º BPM busca desenvolver seu trabalho com excelência e compromisso na busca da tão sonhada paz social.
  Parabéns 51º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais “Guardião da Serra Geral Norte Mineira”.

Fonte:ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL DO 51º BPM


Rádios AM vai migrar para faixa FM


SÃO PAULO e BRASÍLIA / O Dia do Radialista, comemorado no dia 7 de novembro, teve este ano um sabor especial. Nessa data, a presidente Dilma Rousseff  recebeu donos de rádios no Palácio do Planalto para assinar o decreto que permite às emissoras AM migrar para a faixa FM, atendendo a uma demanda antiga do setor.

A mudança, que será opcional, tem por objetivo dar um novo fôlego às rádios AM, prejudicadas com o aumento de ruídos e muitas interferências em suas transmissões. Enquanto isso, as rádios FM, que desde os anos 80 sempre tiveram maior aceitação entre os públicos mais jovens, passaram a ganhar mais espaço. Mesmo sem o grande alcance das AM, as FM apresentam sinais mais limpos e também podem ser sintonizadas por dispositivos móveis.



"As emissoras de rádio AM vêm perdendo competitividade por causa da interferência no seu sinal. Essa é uma questão física: o meio de propagação desse tipo de onda é muito suscetível a ruídos, prédios, energia elétrica, barulho de carros", afirma Daniel Slaviero, presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).

Para Hilton Alexandre, presidente da Associação de Emissoras de Rádio e TV do Estado do Rio de Janeiro (Aerj), "é uma questão de sobrevivência". "Há uma queda gradativa: os jovens não conhecem a AM nem a aceitam, porque a qualidade de áudio é muito ruim. E as pequenas emissoras estão sendo engolidas, porque não conseguem mais fazer audiência", afirma ele, que desde 2009 pleiteia a migração, juntamente com outros radiodifusores.
A mudança será possibilitada com a transferência de emissoras de TV do analógico para o digital. Os canais 5 e 6 VHF devem ficar vagos em 2015, quando a TV analógica for de fato desativada. Em cidades onde a faixa FM praticamente não comporta mais rádios, como em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, as emissoras AM serão alocadas nos canais de televisão recém desocupados, chamados de "faixa estendida". Onde o FM não estiver saturado, as rádios serão alocadas na própria faixa já existente.

Convertida para rádio, a frequência dos canais 5 e 6 da TV irá de 76 a 88 MHz, tornando-os "vizinhos" da atual faixa FM, que opera de 88 a 108 MHz (veja quadro). O novo espectro do FM obrigará a indústria a produzir aparelhos de rádio que consigam sintonizar a nova faixa. Por isso, diz o presidente da Abert, haverá um prazo de adaptação de cinco anos, em que o radiodifusor poderá realizar transmissão simultânea em AM e FM.

Neste primeiro momento, os canais desativados da AM não despertam interesse do governo ou do mercado. "Por enquanto, a faixa ficará sem uso, até desenvolvermos uma tecnologia para aproveitar esse espaço", diz o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. Ele afirma que foram feitos testes para averiguar se a digitalização, que já ocorre no FM, seria uma solução para os percalços do AM. No entanto, afirma, os resultados não foram satisfatórios. Novos testes, porém, ainda serão realizados, diz.

Custos. A mudança para o FM é opcional, porém onerosa. Os radiodifusores terão de pagar por uma nova outorga, de FM, o que será custoso. Além disso, terão de adquirir equipamentos condizentes com a nova tecnologia. "Será necessário comprar uma nova antena e um novo transmissor, o que vai ficar por volta de R$ 70 mil a R$ 80 mil", diz Slaviero. A Abert estima, apenas com os aparelhos, um gasto de R$ 115 milhões para o setor.

Também podem entrar na conta gastos logísticos, uma vez que, enquanto os transmissores de AM precisam estar alocados em um lugar plano, os de FM costumam ficar em lugares altos, como no topo de prédios. Os gastos de energia e manutenção, contudo, são bem menores em rádios FM.

Segundo a Abert e o Ministério das Comunicações, as rádios AM que optarem pela migração ocuparão na faixa FM um espaço correlato, sem perder potência. "Ela vai ter o mesmo alcance que tinha com o AM", diz o ministro, se referindo ao raio de abrangência principal da rádio, conforme estabelecido pela outorga.


Porém, as rádios perderão a amplitude geral de sua cobertura, uma vez que a AM tem um alcance maior que a FM. Uma rádio que opera na capital paulista pode, por exemplo, "pegar" no litoral, ainda que com sinal de baixa qualidade. "Se a emissora cobria dez municípios, dificilmente vai continuar assim", diz Ronald Siqueira, engenheiro da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET).