sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Prefeito de Porteirinha Silvanei Batista Santos foi eleito para a presidência do Consorcio Intermunicipal União Geral


Por Alonso Reis - O prefeito de Porteirinha Silvanei Batista Santos (PSB), foi eleito hoje em Janaúba para a presidência do Consorcio Intermunicipal União Geral, entidade integrada pelos municípios de Manga, Matias Cardoso, Jaíba, Verdelândia, Janaúba, Nova Porteirinha, Riacho dos Machados, Porteirinha, Pai Pedro, Serranópolis de Minas, Mato Verde, Catuti, Gameleiras, Monte Azul, Mamonas e Espinosa. A eleição ocorreu por consenso entre os dezesseis prefeitos da Serra Geral de Minas e não houve outro prefeito concorrente ao cargo.

  O Consórcio intermunicipal União Geral tem como objetivo representar politicamente as demandas da região junto aos governos estadual e federal e apoiar projetos de infra-estrutura, educação, saúde, agricultura, meio ambiente, turismo, além de projetos econômicos e sociais, estabelecendo parcerias e propondo soluções, visando ao desenvolvimento regional.

Prefeito de Porteirinha vai cumprir promessa no presépio de Grão Mogol

Prefeito Silvanei Batista

Ele venceu a disputa da prefeitura contra o prefeito em busca de reeleição, o empresário e pecuarista Juraci Freire Martins (PP), que declarou à Justiça Eleitoral patrimônio de R$ 24,4 milhões (o terceiro maior entre os candidatos a prefeito do interior de Minas, na eleição passada), incluindo cerca de 20 mil reses, 32 fazendas e 12 casas.

Durante a disputa pela prefeitura de Porteirinha, Silvanei, apelidado Nei, filho de carroceiro, sofreu preconceito e até deboches, pois as pessoas achavam que, com tão pouco recurso, ele não teria como vencer o poderio econômico do adversário. “A minha eleição – ele disse à época – prova que, para a gente ser alguém na vida, não precisa ter dinheiro. Tem de ter coragem, humildade, caráter e respeitar as pessoas”.

Silvanei, que se dirigiu à prefeitura numa carroça, no dia da posse, acompanhado do pai e um cortejo de cerca de cinco mil pessoas, disse que irá a Grão Mogol em ônibus fretado e com boa parte do seu secretariado. Dentre os passageiros estarão os integrantes do grupo de foliões da Comunidade do Sítio, que fica próxima de Porteirinha e de Riacho dos Machados; e o ex-prefeito Alonso Reis da Silva (PT). Será fretado um ônibus para a viagem e depois de cumprida a promessa, ainda no sábado, a comitiva retornará a Porteirinha.

O presépio completou, em dezembro de 2012, um ano e já recebeu a visita de quase 30 mil pessoas, o que representa mais de quatro vezes a população urbana de Grão Mogol. Permanente e a céu aberto, a obra conta as passagens do nascimento de Jesus, com esculturas em tamanho além do natural de todos os personagens bíblicos do maior acontecimento da humanidade.

 Construído há milhares (milhões?) de anos “pelas mãos de Deus”, conforme o responsável pela obra, Lúcio Bemquerer, costuma dizer, da descoberta dele à criação da infraestrutura para facilitar o acesso a cadeirantes foram empregados oito meses de trabalho ininterrupto, com recursos próprios. Um ano depois, a obra é de fato considerada como a maior do mundo em sua categoria de permanente e a céu aberto, candidata ao Livro Guinness dos Recordes.

Por Alberto de Sena