sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Parceria entre Minas Gerais e Japão trará benefícios para o Projeto Jaíba


  Promover melhorias na produção, na logística e na comercialização dos produtos do Projeto Jaíba, desenvolvido no município de Jaíba, na região Norte de Minas Gerais. Esse é o objetivo de um convênio firmado neste ano entre oGoverno de Minas e o Japão. Como parte desse acordo que tem várias etapas e duração de três anos, extensionistas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) visitaram o país asiático para a troca de informações sobre as cadeias produtivas da banana, limão, manga, mamão e pinha.
  A parceria entre o Japão e Minas Gerais tem sido importante para a implantação e desenvolvimento do Projeto Jaíba. Recentemente, por meio da Japan International Cooperation Agency (Jica), da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), foi implantado no projeto o Programa de Melhoria da Qualidade da Fruta e Comercialização, com foco na melhoria da qualidade, da logística e da comercialização de frutas. Também participa da iniciativa a Central Exportaminas, órgão ligado à Sede e que tem como objetivo facilitar as exportações, ampliando as oportunidades dos produtos brasileiros no mercado internacional.

  A missão técnica brasileira que visitou o Japão era formado pelos técnicos da Emater-MG, Cláudio Augusto Bortolini, André Caxito e Vanderley Souza; pela pesquisadora da Epamig, Ariane Castricini; pelo engenheiro agrônomo e fruticultor, Marcelo Meireles; e pelo consultor da Nippon Koei do Brasil, Roberto Kurocawa.

  Nessa primeira visita, os brasileiros conheceram melhor a experiência japonesa em logística e mercado de frutas. “Nós tivemos a chance de aprender como funciona o controle de qualidade das frutas no Japão e de conhecer todo o processo desde a produção à comercialização dos produtos”, diz o gerente do Departamento Técnico da Emater-MG, Cláudio Bortolini.

  Os integrantes da missão técnica brasileira ficaram no Japão por 15 dias. Eles conheceram empresas fabricantes de equipamentos, tiveram contato com técnicos da área de produção, obtiveram informações sobre o modelo de organização dos agricultores japoneses, logística, vendas, pesquisa e turismo. Além disso, o grupo visitou uma estação experimental voltada para o melhoramento das culturas da uva, pêssego, ameixa, cereja e pesquisas sobre a produção de vinhos. Os brasileiros também visitaram supermercados e mercados de frutas.

 “Ficou evidente a organização dos produtores, a preocupação com a qualidade no transporte, armazenamento, classificação, embalagem e expedição das frutas. Notamos também a preocupação deles com a assistência técnica especializada, pesquisa e extensão. E o apoio governamental, que participa com 50% de todo o investimento”, conta Bortolini.

  De volta ao Brasil, os extensionistas da Emater-MG elaboraram planos de ação com base na visita ao Japão. A ideia é implantar no Projeto Jaíba os procedimentos adotados pelos japoneses com relação à produção e comercialização de frutas. Entre as metas previstas estão a adoção de nova metodologia de assistência técnica e extensão rural e o fortalecimento do cooperativismo para a produção e logística. As ações serão focadas em programas voltados para a comercialização, citricultura, alimentação escolar, energia elétrica e saneamento rural.

  Atualmente, a Emater-MG é responsável pelos serviços de assistência técnica aos produtores do Projeto Jaíba. A Nippon Koei do Brasil, empresa contratada pelo governo japonês, faz o monitoramento das lavouras e da logística das frutas até o mercado.

Projeto Jaíba

  O Projeto Jaíba é desenvolvido por meio de parceria entre os governos federal, estadual e municipal. A iniciativa visa promover, com base na tecnologia de irrigação, o desenvolvimento sustentável da agricultura, estimular a agroindústria e a participação da região nos mercados interno e externo. A fruticultura é uma das principais atividades desenvolvidas no local, correspondendo a 42% da área plantada. A lista inclui frutas como banana, uva, atemoia, limão e manga. Atualmente, a Emater-MG atende a 1.617 produtores rurais do projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.